Sites et blogs lusophones


  • Espirito Livre RPG
    RSS feed icon 14x14 Sites et blogs lusophones preview 16x16 Sites et blogs lusophones
    549403 435349326548253 301350456 n Sites et blogs lusophones


    Sem muito a declarar, agradecemos a todos aqueles que nos acompanharam nessa curta mas promissora jornada em nosso blog, que teve seu ápice entre o segundo semestre de 2011 até agora. 

    A partir dessa semana o Clube inaugura seu site com notícias, links, projetos e futuras novidades, no momento em processo de desenvolvimento; o blog fica no ar como uma pequena mas valiosa história do desenvolvimento do Roleplaying Game no Brasil.

    Convidamos você a se cadastrar em nossos sistemas, se tornando sócio do Clube, acompanhando e contribuindo com seu desenvolvimento. Caso queira se tornar um sócio VIP, contribuindo com atualmente a anuidade de 15 reais, concorrendo a sorteios exclusivos on line e em nossos eventos, bem como descontos em compras de materiais de RPG, entre em contato conosco! 

    Acesse ai!

    SITE DO CLUBE DE RPG ESPÍRITO LIVRE


  • Jogador-Sonhador
    RSS feed icon 14x14 Sites et blogs lusophones preview 16x16 Sites et blogs lusophones
  • Ludonautas
    RSS feed icon 14x14 Sites et blogs lusophones preview 16x16 Sites et blogs lusophones
  • Mais RPG
    RSS feed icon 14x14 Sites et blogs lusophones preview 16x16 Sites et blogs lusophones
    Aperte o botão PLAY abaixo ou clique em um dos links de Download e baixe o arquivo no formato MP3 . Aproveite!    [EPISÓDIO 17 ] Download   |      [ARQUIVO ZIPADO] Download A versão 2013 do concurso internacional de criação de jogos, o Game Chef, teve um campeão brasileiro, Pulse RPG. Nesse episódio convidamos o criador de Pulse,  Encho […] Sites et blogs lusophones

  • Mundo Tentacular
    RSS feed icon 14x14 Sites et blogs lusophones preview 16x16 Sites et blogs lusophones
    untitled Sites et blogs lusophones

    No mês que passou, a campanha Golden Dawn para Call of Cthulhu - Gaslight que eu vinha mestrando desde o ano passado, finalmente chegou ao fim.

    Foi uma campanha muito legal, que envolveu seis longos cenários com os mesmos personagens, todos membros da mais célebre e exclusiva Sociedade de Estudos Esotéricos do século XIX; The Hermetic Order of the Golden Dawn (apenas Golden Dawn, ou Amanhecer Dourado para facilitar). A Golden Dawn de fato existiu e teve entre seus membros os mais célebres estudiosos, pesquisadores e ocultistas da época. É claro, se eles se envolveram com os infames Mythos de Cthulhu, aí já é outra estória...

    A campanha teve como pano de fundo, a Inglaterra Victoriana durante o século XIX, passando-se durante a década final dessa era marcante. Ela se iniciou no ano de 1888, tendo sua conclusão apenas em 1899 às luzes do novo e desafiador século XX.

    Eu me diverti muito narrando essa campanha, sobretudo porque contei com excelentes jogadores que defenderam seus personagens com unhas e dentes, desde o primeiro ponto perdido de sanidade, até a desesperada luta para salvar o Império Britânico de ser derrubado por uma terrível conspiração.

    Como forma de prestar tributo aos jogadores que fizeram parte dessas várias sessões de jogo e para "imortalizar" seus personagens, preparei esse e outros artigos a respeito da campanha.

    Mas antes de falar da campanha em si, que tal conhecer quem foram os protagonistas responsáveis por abrilhantar essa sequência de cenários?

    Nota para os jogadores: Meus amigos, tomei a liberdade de escolher quotes (citações) para seus personagens e de reproduzir informações contidas em suas fichas. Espero que não se importem, mas quem além de vocês poderia conhecer melhor a (por que não?) personalidade desses fascinantes indivíduos?

    Nota #2 - As fichas se referem aos personagens quando a campanha chegou ao fim. Por isso alguns conseguiram chegar a um nível de aprimoramento superior ao de quando iniciaram a campanha. A experiência deles com os Mythos também reflete a perda de sanidade e desordens mentais adquiridas ao longo dos cenários.

    Nota #3 - Percebam que uma campanha de Call of Cthulhu, apesar de todos os comentários nesse sentido, não precisa ser "letal" para os personagens. Eu tenho por princípio que uma campanha, mesmo uma dedicada a um RPG mortal como CoC não precisa envolver uma sucessão de mortes para ser interessante. Nessa campanha em particular, as baixas aconteceram apenas no último seguimento da campanha quando os riscos e perigos eram realmente monumentais. Um conselho que eu dou a todo keeper iniciante: "Esqueça a suposta letalidade de CoC, ou ao menos não se concentre especificamente nisso, esperando (ou ansiando) por um banho de sangue. O jogo tem muito mais a oferecer do que punições, morte e o extermínio dos personagens".

    alchemy2 Sites et blogs lusophones

    Sem mais, aqui estão as informações sobre o elenco da Campanha "Cthulhu Gaslight/ Golden Dawn"

    imagesCAY4MEYJ Sites et blogs lusophones
    GIDEON SPENCER-CHURCILL
    Personagem de Thiago Queiroz

    Ocupação: Aristocrata/ Dilletante
    Formação: Oxford (Literatura)
    Local de Nascimento: Oxfordshire, Grã-Bretanha
    Idade: 50

    Quote: "Meu caro, você sabe quem eu sou? Sabe com quem está falando? Sabe o que sou capaz de fazer com uma mera palavra? Então saia da minha presença e torça para que eu esqueça que você existe."

    Sanidade (inicial/final): 65/38

    Desordens Mentais: Alcoolismo, Egomania

    Habilidades Principais: Art (Literature) 25%, Credit Rating 108%, Cthulhu Mythos 15%, History 47%, Library Use 50%, Listen 60%, Occult 70%, Language: French 50%, Language: Latin 20%, Persuade 45%, Play Criquet 45%, Mix Drinks 45%, Geomancy 67%, Swordcane 30%, Shotgun 81%

    FORça               09          DEStreza           12          INTeligência     15
    CONstituição     16         APArência         12          PODer              13
    TAManho          13                                                    EDUcação        19

    Background Resumido: Nascido em uma família nobre muito rica e influente, Lorde Gideon Spencer-Churchill sempre desfrutou do bom e do melhor e jamais teve de se esforçar para obter tudo que desejava. Com uma única palavra ele podia manchar reputações, arruinar famílias e esmagar inimigos. Ao longo de sua vida, colecionou oponentes e desafetos, muitos dos quais viveram para se arrepender ter cruzado seu caminho. Um homem prático e determinado, ele acreditava que apenas os melhores e mais bem preparados membros da sociedade estariam aptos a decidir os rumos do Império Britânico. Apresentado à Golden Dawn por um colega aristocrata, ele se filiou a Sociedade sabendo que através dela poderia aumentar ainda mais sua influência. 

    alchemybutton Sites et blogs lusophones
        
    guy pearce Sites et blogs lusophones
    ARTHUR MOORE-WHITEHEAD
    Personagem de Luiz Felipe Vasques

    Ocupação: Engenheiro/ Debunker
    Formação: Kings College, London (Engenharia)
    Local de Nascimento: Londres
    Idade: 43

    Quote: "Aquilo que por definição nos assombra,  porque simplesmente não entendemos, não precisa ser tratado com temor primitivo ou superstição cega. Há muito que ainda devemos aprender, mas para isso, é necessário buscar o significado e romper com as convenções estabelecidas. Só assim, chegaremos a verdade e lançaremos uma luz sobre os domínios do chamado sobrenatural".

    Sanidade (inicial/final): 70/32

    Desordens Mentais: Agoraphobia (medo de espaços abertos), Dendrophobia (medo de árvores)

    Habilidades Principais: Craft (Safecrack) 25%, Cthulhu Mythos 22%, Dodge 40%, Eletric Repair 75%, Library Use 55%, Listen 42%, Mechanical Repair 75%, Occult 69%, Language: German 35%, Language: Latin 35%, Language: Ancient French 35%, Language: Arab 28%, Photography 67%, Psychology 80%, Spot Hidden 89%

    FORça               11          DEStreza            11          INTeligência      13
    CONstituição     14          APArência         09          PODer               14
    TAManho          13                                                     EDUcação        18

    Background Resumido: A mesma curiosidade que levou Arthur Moore-Whitehead a se tornar um especialista em desvendar bem engendradas fraudes no mundo espiritual, o conduziu para o estudo do oculto. A Golden Dawn à princípio era um mero passatempo, uma forma de entrar em contato com teorias incomuns. Em essência, Arthur começou como um racionalista, mas ele fez a dura transição do ceticismo, para a certeza de que no universo há forças e elementos que não se ajustam a ordem natural das coisas. Aceitando essas verdades ele conseguiu sobreviver às devastadoras revelações, ainda que sua sanidade tenha sido repetidamente colocada em cheque.

    alchemybutton Sites et blogs lusophones

    Charles James Beyond Fashion Costume Institute Gala matt bomer 37067152 1500 1000 Sites et blogs lusophones
    DR. ALEC YORK
    Personagem de Eric Sebrian

    Ocupação: Doutor em Medicina 
    Formação: Kings College (Ciências Médicas)
    Local de Nascimento: Londres, Grã-Bretanha
    Idade: 40

    Quote: "No sacerdócio da Medicina, o corpo humano é o templo onde a divindade se manifesta em toda sua glória. Há mais poesia e honestidade nos recessos da anatomia humana do que na mais alta cúpula de uma Catedral ou no mais inspirador dos salmos".   

    Sanidade (inicial/final): 70/54

    Desordens Mentais: Nenhuma

    Habilidades Principais: Biology 70%, Credit Rating 70%, Cthulhu Mythos 16%, Dodge 56%, First Aid 90%, History 57%, Language: Latin 43%, Library Use 6%, Listen 41%, Medicine 80%, Occult 56%, Pharmacy 45%, Psychology 70%, Spot Hidden 64%, Golf 65%, Brandy and Cigard Lore 67%, Play Poker 47%, Club 56%, Rifle 65%

    FORça               12          DEStreza            13          INTeligência      17
    CONstituição     13          APArência         18          PODer               14
    TAManho          14                                                     EDUcação         19

    Background Resumido: Um verdadeiro talento para as ciências médicas, o Dr. Alec York éera acima de tudo um humanista. Em seu trabalho no London Hospital ele tratava a todos igualmente, do mais afluente Lorde, ao mais simplório indigente. Suas convicções, contudo foram colocadas em dúvida quando o resultado das explorações na Golden Dawn ergueram o véu que ocultava aquilo que existia de mais execrável no mundo: Cultos, divindades profanas, horror sem paralelo... a Golden Dawn trouxe conhecimento, mas a que preço, ele sempre questionou. Quando a Sociedade enfim implodiu de dentro para fora, aliviado, ele decidiu que seus dias de investigador do sobrenatural haviam terminado. Mas até quando ele conseguirá ignorar o sedutor chamado para perseguir novos mistérios?

    alchemybutton Sites et blogs lusophones

    the young victoria movie image Rupert friend%2520(1) Sites et blogs lusophones
    EUSTACE PEMBLETON
    Personagem de Flávio Arabal

    Ocupação: Antiquário/ Negociador de Arte
    Formação: Oxford University (História Britânica)
    Local de Nascimento: York, Grã-Bretanha
    Idade: 43

    Quote: "Contemple esses itens. Alguns os vêem apenas como objetos de arte e peças antigas, mas eu posso ver muito além. Nessa aliança consigo sentir a dedicação do ourives e a emoção da jovem que a recebeu. Quantas pessoas usaram essa escrivaninha e que segredos foram transmitidos para páginas deitadas em seu tampo? Quantas vidas essa pistola, usada nas Guerras Napoleônicas, tirou? Não, esses itens são mais do que meras relíquias de épocas passadas, eles são parte da vivência de incontáveis pessoas".

    Sanidade (inicial/final): 70/46

    Desordens Mentais: Medo de ser amarrado, medo de dor profunda nos dentes

    Habilidades Principais: Art (Appraise) 59%, Bargain 40%, Credit Rating 43%, Cthulhu Mythos 12%, Craft (Restoration) 57%, Hide 38%, History 62%, Library Use 65%, Locksmith 30%, Occult 37%, Persuade 40%, Spot Hidden 42%, Astrologia 35%

    FORça               11          DEStreza            11          INTeligência      13
    CONstituição     14          APArência         09          PODer               14
    TAManho          13                                                     EDUcação        18

    Background Resumido: Contemplativo e sonhador, Eustace Pembleton encontrou no mundo das antiguidades sua vocação. Abrindo uma discreta loja em uma das vizinhanças mais cosmopolitas de Londres, ele sedimentou seu nome como um dos mais respeitados negociadores da cidade. Suas peças eram como um portal para épocas mais simples e aprazíveis. Os pequenos tesouros em sua loja funcionavam como um bálsamo para a incômoda exposição ao mundo moderno. Em sua carreira na Golden Dawn, Pembleton foi confrontado com horrores inenarráveis. Seu corpo sofreu repetidamente com as depredações impostas pelo Mythos e seus serviçais. Por fim, ele terminou por sucumbir diante de um imponderável horror.        

    alchemybutton Sites et blogs lusophones

    daniel day lewis em sangue negro 2007 1346452562606 300x300 Sites et blogs lusophones
    MALCOLM FITZ-PATRICK
    Personagem de Ricardo Ramada

    Ocupação: Oficial Militar (reformado)
    Formação: Escola Militar de Sandhurst 
    Local de Nascimento: Tambridge Wells, Grã-Bretanha
    Idade: 58

    Quote: "Não há como escapar do inevitável. O destino é como um rio de forte correnteza, somos arrastados inexoravelmente numa direção, incapazes de nos desviar do curso pré-determinado. Quando você compreende esse princípio, descobre que não há motivos para temor".

    Sanidade (inicial/final): 55/29

    Desordens Mentais: Fatalidade

    Habilidades Principais: Archeology 23%, Conceal 38%, Credit Rating 48%, Cthulhu Mythos 16%, Dodge 51%, First Aid 42%, Navigate 62%, Occult 67%, Idioma: Hindi 38%, Persuade 47%, Psychology 36%, Ride 29%, Spot Hidden 69%, Swim 31%, Throw 36%, Folclore Oriental 60%, Cartografia 49%, Military History 70%, Cavalry Saber 63%, Fist/Punch 58%, Firearm 70%, Rifle 58%

    FORça               14          DEStreza            13          INTeligência      12
    CONstituição     11          APArência         08          PODer               11
    TAManho          15                                                     EDUcação        16

    Background Resumido: O Exército de sua Majestade acenou para Malcolm com a promessa de viver aventuras e conhecer terras distantes. Enviado à colônia na India, ele serviu com distinção, obtendo comendas que resultaram num posto de oficial e em lembranças que ele preferia esquecer. Após a morte precoce de sua esposa, o então tenente desenvolveu um fascínio pela sabedoria oriental e se dedicou ao estudo da cultura e das crenças hinduístas como forma de exorcizar seus demônios internos. Reformado e de volta a Grã-Bretanha ele foi naturalmente atraído pela filosofia da Golden Dawn. Apesar de suas crenças, Malcolm sempre acreditou na inevitabilidade do destino, destino esse que ele tinha certeza, acabaria por sobrepujá-lo. Ainda que testado até os limites de sua resistência ele conseguiu perseverar diante de todas adversidades.  

    alchemybutton Sites et blogs lusophones

    image6622 Sites et blogs lusophones
    ISSAC DE WITT
    Personagem de Paulo Antunes

    Ocupação: Artista (Pintor)
    Formação: Druit Art Institute
    Local de Nascimento: Londres
    Idade: 38

    Quote: "Espere, não se mova! Não mexa um músculo! Deixe-me registrar esse momento, deixe-me gravar cada detalhe para que depois eu possa imortalizá-lo em uma tela. Espero ser capaz de lhe fazer justiça."

    Sanidade (inicial/final): 75/61

    Desordens Mentais: Nenhuma

    Habilidades Principais: Art (Painting) 80%, Art (Architecture) 60%, Credit Rating 35%, Cthulhu Mythos 04%, Dodge 50%, Fast Talk 60%, History 47%, Listen 50%, Occult 44%, Sneak 45%, Spot Hidden 60%. Cartomancy 44%

    FORça               11          DEStreza            13          INTeligência      13
    CONstituição     12          APArência         13          PODer               15
    TAManho          12                                                     EDUcação        16

    Background Resumido: O mundo através dos olhos treinados de Isaac DeWitt deveria ser um lugar exuberante. Suas telas cheias de beleza refletiam não apenas seu talento, mas o estado elevado de seu espírito. Não é estranho, portanto, que seu contato com a Golden Dawn e com as investigações sobrenaturais tenham mudado o foco de sua arte. O que era simplesmente belo deu lugar ao singularmente bizarro, a luminosidade perdeu espaço para as sombras e as cores vibrantes se converteram em matizes doentios. Saudado como um talentoso artista, ele conquistou a admiração de estetas. Por fim, a derradeira investigação o levou a um confronto do qual não houve escapatória. Sua obra final foi pintada em escarlate.

    *     *     *

    A seguir voltaremos com um resumo dos cenários e dos perigos que esses personagens enfrentaram.

  • Pensotopia
    RSS feed icon 14x14 Sites et blogs lusophones preview 16x16 Sites et blogs lusophones
  • RetroPunk Game Design
    RSS feed icon 14x14 Sites et blogs lusophones preview 16x16 Sites et blogs lusophones

    Finalmente estamos liberando uma versão print and play de nosso primero boardgame (que deve aparecer no catarse entre agosto e setembro – atualmente o jogo está em fase de produção das ilustrações): Gângsteres de RetroCity.

    O jogo de tabuleiro foi criado e desenvolvido por Ramsés Sohn (criador de Butin, pela Papaya Games) e que conta com ilustrações de Ricardo Meira.

    leia mais


  • RPG Para
    RSS feed icon 14x14 Sites et blogs lusophones preview 16x16 Sites et blogs lusophones
    RPG Pará de casa nova - 13 February 2012 | 1:19 pm
    rpgparascreem Sites et blogs lusophones

    É com orgulho que informamos que o RPG Pará cresceu, e agora da condição de simples blog, evolui para um portal bonitão e cheio de novidades. A partir de agora você pode acompanhar e comentar nossas atividades em um novo endereço:



    Entre as novidades, temos o Portal, com as informações básicas, acesso a redes sociais e divulgação de eventos; o Blog, com artigos, notícias, entrevistas etc. e o Fórum, onde você pode se registrar de forma simples e fácil e trocar ideias com outros RPGistas paraenses.

    E é só o começo, ainda estamos preparando mais novidades para um futuro muito próximo.


    "Até mais e obrigado pelos peixes", velho blog.

  • RPG Simples
    RSS feed icon 14x14 Sites et blogs lusophones preview 16x16 Sites et blogs lusophones
    rpg e educacao Sites et blogs lusophones

     Um pequeno parágrafo na nova edição do gratuito Dungeons & Dragons Next tem causado diversos debates interessantes na comunidade de jogadores de RPG. Ele trata da orientação sexual dos personagens. Eu fiz uma tradução livre e logo abaixo segue o texto original:

    Você não precisa ficar confinado nas noções binárias de sexo e gênero. O deus elfo Corellon Larethian é visto como andrógino ou hermafrodita, por exemplo, e alguns elfos no multiverso são feitos à imagem de Corellon. Você pode interpretar uma personagem que se apresenta como um homem, um homem que se sente preso num corpo de mulher ou uma anã barbada que odeia ser confundida com um anão. A orientação sexual do seu personagem é para você decidir.

    You don’t need to be confined to binary notions of sex and gender. The elf god Corellon Larethian is often seen as androgynous or hermaphroditic, for example, and some elves in the multiverse are made in Corellon’s image. You could also play a female character Who presents herself as a man, a man who feels trapped in a female body, or a bearded female dwarf who hates being mistaken for a male. Likewise, your character’s sexual
    orientation is for you to decide

    Para quem não acompanha este blog, esclareço que os jogos de RPG são uma prática ou tipo de jogo de contar histórias coletivamente. São usados fichas de papel, poliedros (dados), lápis, papel e imaginação, e os participantes são, ao mesmo tempo, autores e personagens das tramas.

    Não pesquiso gênero e sexualidade, mas vários integrantes do grupo de pesquisas que faço parte pesquisam, e aprendi a ouvir sobre gênero, sexualidade e homossexualidade. E no fim, todos nós queremos ser respeitados.

    Este parágrafo tem repercutido em debates interessantes e caóticos. Somado a isto, a editora Devir, uma das maiores editoras de jogos de RPG no Brasil, causou constrangimento e polêmica ao usar modelos no evento que organiza, o Encontro Internacional de RPG. Escrevi mais sobre isto aqui: http://rpgsimples.blogspot.com/2014/07/o-machismo-no-rpg-nas-historias-e-no.html

    E outros lugares e materiais interessantes foram socializados nos debates:

    Uma postagem de um autor brasileiro que publica RPGs e quadrinhos. Vasculhando o site, descobri que é um site de cultura nerde feita por gays.

    Pesquisa científica sobre representações de gênero nos jogos de RPG:

    O blog Saia da Masmorra tratando do assunto do sexismo da editora Devir:

    A questão de gênero e das relações ‘queer’ num mundo pós-apocalíptico (em inglês):

    Mecânica de jogos para questões ‘queer’ (em inglês):

    Fórum debatendo o parágrafo do D&D (em inglês):
    http://www.therpgsite.com/showthread.php?t=29974

    Representação de gênero nos ‘videogames’ (em inglês):

    Gilson


    ¹ Acesso em 20/07/2014, página 33, em http://media.wizards.com/downloads/dnd/DnDBasicRules.pdf

  • rpg.blogs, os melhores blogs de rpg do Brasil
    RSS feed icon 14x14 Sites et blogs lusophones preview 16x16 Sites et blogs lusophones
    DOMINAÇÃO A Fera demanda obediência de criaturas menores. Isso desliza para a voz do vampiro, modulando seu tom e suas palavras para expressar absoluta...

  • Sopa do RPG
    RSS feed icon 14x14 Sites et blogs lusophones preview 16x16 Sites et blogs lusophones
    Depois de impelido pelo atrevimento de alguns criadores de “jogos narrativos” da nossa praça queria partilhar aqui a minha iniciativa para a criação de mini-RPGs baseados na filosofia de jogos e regras do Apocalypse World/Dungeon World (e no seguimento no trabalho que tenho desenvolvido na linha do Mundo de Masmorras) por intermédio da plataforma de “mecenato digital” […] Sites et blogs lusophones